FAQ

Nesta seção, compilamos algumas das nossas perguntas mais frequentes. Estamos sempre trabalhando para melhorar esta seção, portanto, informe-nos se você não encontrar as informações que está procurando.

Perguntas frequentes

Sobre Clinica

Onde fica a NST Pecém?


A sede e clínica própria da NST fica localizada em São Gonçalo do Amarante Ceará próximo ao Porto do Pecém e da Siderúrgica CSP ,garantindo assim uma facilidade na mobilidade e acessibilidade dos colaboradores.




Quais os horários de atendimento da NST Pecém?


De Segunda a quinta das 7hs às 17hs e de sexta-feira 7hs até as 16hs.




A NST Pecém pode vir fazer os exames em minha empresa?


Sim, temos atendimento In Company, desde exames clínicos, coleta para exames complementares, exame audiométrico, espirometria, EEG, ECG, vacinação etc.




O que é a  NR 7?


A NR 7 determina a implementação, nas empresas e instituições, do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional – o PCMSO. A norma tem por objetivo, justamente, a preservação da saúde do conjunto dos colaboradores, em todos os ramos de atividades.




A NST Pecém está pronta para o e-Social? Como ela pode me ajudar com isso?


Usim. Estamos. Utilizamos um software referência de mercado no nosso segmento e a suas funcionalidades são sempre atualizadas com rapidez para que você esteja sempre bem atendido quanto à legislação.





Med Seg Trabalho

O que é Medicina do Trabalho?


Medicina do trabalho é um ramo da medicina que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças do trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.




Qual a importância da medicina do trabalho numa empresa?


A medicina do trabalho tem um papel muito importante dentro das organizações. Por meio dela é possível, além de seguir corretamente a legislação e evitar problemas trabalhistas futuros, identificar quais são os principais fatores de risco e evitar que os funcionários adoeçam em virtude de seu trabalho. (grupomedbrasil.com.br)




O que são saúde e segurança ocupacionais?


Segurança e saúde ocupacional é uma área multidisciplinar relacionada com a segurança, saúde e qualidade de vida de pessoas na ocupação. A segurança e saúde ocupacional também protege todo o público em geral que possa ser afetado pelo ambiente ocupacional.




Qual a diferença entre saúde e segurança do trabalho?


A segurança do trabalho lida com a preservação da integridade e vida do trabalhador, tomando providências para reduzir as probabilidades de acidentes ou doenças ocupacionais. Já a medicina laboral está voltada para a saúde e qualidade de vida do funcionário. (agereti.com.br)




Quais são as funções do médico do trabalho?


A principal função é de realizar a integração entre as exigências do mercado trabalho e, ao mesmo tempo, que não ponha em risco a saúde do trabalhador. Assim ele cria medidas preventivas, evitando problemas futuros. Além disso, é de sua responsabilidade alertar a empresa sobre toda e qualquer situação em que pode acontecer um agravo no estado de saúde físico e mental do paciente. (grupomedbrasil.com.br)




O que significa EPI?


EPI = Equipamento de Proteção Individual. Considera-se EPI todo dispositivo ou produto, de uso individual utilizado pelo trabalhador, destinado à proteção de riscos suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.




O que significa EPC?


EPC = Equipamento de Proteção Coletiva. São equipamentos que protegem todos os trabalhadores expostos a determinado risco. Como exemplo podemos citar o enclausuramento acústico de fontes de ruído, a ventilação dos locais de trabalho, a proteção de partes móveis de máquinas e equipamentos, a sinalização de segurança, a cabine de segurança biológica, capelas químicas, cabine para manipulação de radioisótopos, extintores de incêndio, dentre outros.




Posso cobrar do meu empregado o custo do EPI?


Não. Os EPI’s devem ser fornecidos pela empresa sem nenhum ônus para o empregado. O que a empresa pode, e deve, cobrar é a utilização do EPI pelo funcionário.









Sobre o ASO

O que é o ASO?


ATESTADO SE SAÚDE OCUPACIONAL - É um exame médico obrigatório normatizado na NR7, onde o médico examinador conclui o exame clínico com base nos resultados dos exames complementares atestando a aptidão ou restrição para a função. Devem ser realizados os exames durante: admissão, demissão, retorno ao trabalho, mudança de função e periódico. A 1ª via do ASO deverá ser arquivada no local de trabalho e a 2ª via obrigatoriamente deverá ser entregue ao trabalhador mediante recibo. Este exame tem validade geralmente de um ano ou conforme prazo determinado no PCMSO.




Quando deve ser realizado o exame admissional?


Este exame deve ser realizado por ocasião da admissão do funcionário. Caso o médico constate algum impedimento por parte do candidato, este poderá dar um atestado de inaptidão à função pretendida.




Quando deve ser realizado o exame periódico?


O exame periódico tem como finalidade acompanhar o estado de saúde de cada trabalhador verificando a existência de nexo causal entre a função exercida e o(s) sintomas apresentado(s). A periodicidade é definida pelo médico coordenador em função dos agentes.




Quando deve ser realizado o exame por retorno ao trabalho?


Nos casos de retorno ao trabalho em virtude de afastamento por mais de 30(trinta) dias, em razão de doença, o trabalhador deverá ser encaminhado ao departamento Médico de Saúde ocupacional, para nova avaliação clínica.




Quando deve ser realizado o exame por mudança de função?


Quando a mudança de função apresentar condições ambientais ou operacionais que alterem fundamentalmente aquelas correspondentes à função anterior, o trabalhador deverá ser encaminhado para nova avaliação clínica ocupacional.





Sobre as NRs

O que são NRs?


No Brasil, as Normas Regulamentadoras, também conhecidas como NRs, regulamentam e fornecem orientações sobre procedimentos obrigatórios relacionados à segurança e saúde do trabalhador. Essas normas são citadas no Capítulo V, Título II, da Consolidação das Leis do Trabalho. Foram aprovadas pela Portaria N.




Quais os benefícios que as empresas terão com a implementação das normas?


Um melhor nível de saúde dos trabalhadores e redução das faltas de trabalho. A disposição física do funcionário vai melhorar. A relação custo/benefício é altamente positiva para a empresa. Além de ter a segurança de estar documentado, evitando implicações legais.




Toda empresa tem que cumprir as normas regulamentadoras?


Sim, todas as empresas que possuir funcionários por regime CLT deverão estar de acordo com as Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho. – Lei Nº 6.514 de 22 de Dezembro de 1977, Normas Regulamentadoras – NR – 1 a 33, Portaria Nº 3.214, de 08/06/1978.




Quantas são as NRs?


As Normas Regulamentadoras da Portaria 3.214 de 1.978 são divididas em 37° normas.




Quais são as NRs


NR 1 – Disposições Gerais

NR 2 – Inspeção Prévia

NR 3 – Embargo ou Interdição

NR 4 – SESMT

NR 5 – CIPA

NR 6 – EPI

NR 7 – PCMSO

NR 8 – Edificações

NR 9 – PPRA

NR 10 – Segurança em Instalações Elétricas

NR 11 – Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais

NR 12 – Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos

NR 13 – Caldeiras, Vasos de Pressão, Tanques Metálicos de Armazenamento

NR 14 – Fornos

NR 15 – Insalubridade

NR 16 – Atividades e Operações Perigosas

NR 17 – Ergonomia

NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Industria da Construção

NR 19 – Explosivos

NR 20 – Saúde e Segurança no Trabalho com Inflamáveis e Combustíveis

NR 21 – Trabalhos a Céu Aberto

NR 22 – Segurança e Saúde Ocupacional na Mineração

NR 23 – Proteção Contra Incêndios

NR 24 – Condições Sanitárias e de Conforto nos Locais de Trabalho

NR 25 – Resíduos Industriais

NR 26 – Sinalização de Segurança

NR 27 – Registro Profissional do Técnico de Segurança do Trabalho

NR 28 – Fiscalização e Penalidades

NR 29 – Segurança e Saúde em Atividades Portuárias

NR 30 – Segurança e Saúde no Trabalho Aquaviário

NR 31 – Segurança e Saúde no Trabalho na Agricultura, Pecuária, na Silvicultura, Exploração Florestal e Aquicultura

NR 32 – Segurança do Trabalho em Atividades do Serviço de Saúde

NR 33 – Segurança e Saúde nas Atividades em Espaços Confinados

NR 34 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção, de Reparos e Desmonte Naval

NR 35 – Atividades de Trabalho em Altura

NR 36 – Segurança e Saúde no Trabalho nas Empresas de Abate e Processamento de Carnes e Derivados

NR 37 – Segurança e Saúde em Plataformas de Petróleo





Programas

O que é PCMSO


PCMSO - Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional

É um conjunto de procedimentos com o objetivo de prevenir e diagnosticar precocemente os danos a saúde do trabalhador. Os agentes de risco devem estar compatíveis com o PPRA. O PCMSO deverá obedecer a um planejamento em que estejam previstas ações com foco na saúde do trabalhador a serem executadas durante o ano e um relatório discriminando as avaliações clinicas, exames complementares e os resultados / NR7.




O que é PPRA


PPRA - Programa de Prevenção de Riscos Ambientais

É um conjunto de ações visando a segurança e a integridade física dos trabalhadores, através da Antecipação, Reconhecimento, Avaliação e Controle dos riscos no ambiente de trabalho. A lei define que todos os empregadores que admitam trabalhadores com vínculo empregatício são obrigados a implementar o PPRA/NR9.




Qual o prazo de validade dos laudos PCMSO e PPRA?


Estes laudos têm validade de 12 meses contatos a partir da data da sua conclusão, após esse período deve ser feitos novos laudos através de novos levantamentos gerais de riscos ambientais, com emissão de novos documentos.




Que tipos de exames médicos são exigidos pelo PCMSO?


Admissional, periódico, retorno ao trabalho (realizado no 1º dia de trabalho após o afastamento de 30 dias, ou mais, por doença, acidente ou parto), mudança de função (quanto à nova função criar novas condições de trabalho), demissional (obrigatório na demissão), entre outros.




As micros, pequenas e médias empresas também precisam adotar o PCMSO e o PPRA?


Toda empresa, independentemente do tamanho ou ramo de atividade, desde que tenha um funcionário celetista, é obrigada a fazer o PCMSO e o PPRA.




O que é PCA


PCA - Programa de Conservação Auditiva

É um conjunto de medidas com o objetivo de prevenir ou estabilizar as perdas auditivas ocupacionais em decorrência de uma exposição contínua aos agentes geradores de ruído.




O que é PPR


PPR - Programa de Proteção Respiratória

É um programa com o objetivo de proteger os trabalhadores expostos em ambientes com elementos em suspensão (Aerodispersóides) e/ou poeiras prejudiciais as vias aéreas.




O que é PPP


PPP - Perfil Profissiográfico Previdenciário

É um formulário com todas as informações, a serem preenchidas, relativas as atividades e riscos ocupacionais. O formulário deve ser pelas empresas com exposição a agentes nocivos prejudiciais a saúde ou integridade física do trabalhador




Todas as empresas deverão providenciar o PPP?


As empresas que possuírem riscos: químico, físico e/ou biológico deverão implantar imediatamente o PPP de cada funcionário. As empresas com risco ergonômico e mecânico devem iniciar, o quanto antes, a coleta de dados pois em breve se tornará obrigatório.




O que é LTCAT?


Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho

É um laudo elaborado com o intuito de documentar os agentes nocivos (riscos) existentes no ambiente de trabalho e concluir se esses podem gerar insalubridade para os trabalhadores expostos.




O que é PCMAT?


Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho da Indústria da Construção

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na Indústria da Construção.





Preparo

Acuidade Visual


O paciente deve levar óculos quando fizer uso, ou estar com lente de contato se

fizer uso. Caso esteja com olho vermelho ou irritado não poderá realizar o exame




Audiometria


Repouso auditivo de 14 horas, ou seja, não se expor a ruídos e aparelhos eletrônicos.

Não se expor a sons altos por período prolongado. Exemplos: caixa acústica, fone de ouvido e barulho de motor. Evitar fazer o exame se estiver resfriado, ter mergulhado ou com dor de ouvido.




Avaliação Psicológica


Não há preparo específico. Se utilizar óculos trazer no dia do exame.




Campimetria


Pacientes que usam lentes de contato poderão realizar o exame sem necessidade de remoção das mesmas. Pacientes que utilizam pilocarpina (medicamento para tratamento do glaucoma) devem pedir autorização ao médico responsável para suspender o uso três dias antes do exame.




Eletrocardiograma - ECG


O paciente não deve fumar nem beber nada cafeinado (em excesso) pelo menos

duas horas antes do exame. Na região do tórax não utilizar na pele: cremes, pomadas, bronzeadores ou outro tipo de substância oleosa até 8 horas antes, para não obstruir fixação dos eletrodos.




Eletroencefalograma - (EEG)


No dia anterior do exame o paciente deve lavar a cabeça somente com sabão

neutro, não deve passar gel, condicionador ou creme. No dia do exame o cabelo deverá estar lavado e seco. Trazer uma toalha de mão ou de rosto.




Exames Laboratoriais


  • Acetil Colinesterase Plasmática - Jejum de 4 horas
  • Acetil Colinesterase Eritrocitária - Jejum de 4 horas
  • Ácido Delta urinário - Não é necessário jejum ou preparo para coleta.
  • Ácido Metil Cetona - Não é necessário jejum ou preparo para coleta.
  • Ácido Hipúrico - Não é necessário jejum ou preparo para coleta.
  • Ácido Mandélico - Não é necessário jejum ou preparo para coleta.
  • Ácido MetilHipúrico - Não é necessário jejum ou preparo para coleta.
  • Ácido Transmucônico - Jejum de 4 horas
  • Ácido Úrico - Jejum de 8 horas.
  • Anti HBS - Jejum de 8 a 12 horas.
  • Colesterol HDL - Jejum de 12 horas.
  • Colesterol LDL - Jejum de 12 horas.
  • Colesterol Total - Jejum de 12 horas.
  • Colesterol total mais frações - Jejum de 12 horas.
  • Colesterol VLDL - Jejum de 12 horas.
  • Coprocultura - Retirar no laboratório ou comprar em farmácia coletor estéril; Suspender
  • antibióticos, se possível, por 7 dias.
  • Creatinina - Jejum de 8 horas para coletar sangue
  • Cultura de urina - Estar sem urinar pelo menos duas horas antes da coleta. Recomenda-se realizar higiene pessoal (tomar banho) antes de vir ao laboratório, após o banho se
  • secar com toalhas limpas e secas para evitar contaminações. Este exame deverá ser
  • coletado no laboratório.
  • Fator reumatoide - Jejum de 8 horas.
  • Fosfatase Alcalina - Jejum de 8 horas.
  • Gama GT - Jejum de 8 horas.
  • Glicemia - Jejum de 8 horas.
  • Hemograma completo - Jejum de 4 horas para coleta de sangue. Ou conforme orientação médica em casos especiais.
  • HIV (Teste 1 e 2) - Jejum de 8 horas.
  • Micológico direto - Unhas sem esmalte ou base.
  • PPF - Colher as fezes diretamente no frasco ou sobre um papel ou plástico e transferir
  • para o pote, este procedimento de preferência no período da manhã e depois de coletar
  • (pequena porção) levar ao laboratório, caso não seja possível, acondicionar o pote em
  • um saco plástico e manter refrigerado.
  • PSA - Em caso de realização de exercícios e/ou ultrassom transretal, aguardar 24 horas; e após ejaculação (relação sexual), aguardar dois dias.
  • Reticulócitos – Jejum de 4 horas
  • TGO - Jejum de 8 horas.
  • TGP - Jejum de 8 horas.
  • Triglicérides - Jejum de 12 horas e não fazer uso de bebidas alcoólicas 24 horas antes de colher o sangue.
  • Ureia - Jejum de 08 horas.
  • Urina tipo I - Este material deve ser, de preferência, da primeira urina da manhã ou urina com o mínimo de 2 horas, após a última micção. Antes da coleta deverá ser feita uma higienização com água e sabonete neutro nos órgãos genitais. Desprezar o primeiro jato urinário para limpeza da uretra e colher o jato médio até 3/4 do frasco.
  • VDRL - Jejum de 8 horas.




Exames Toxicologico (Motoristas CNH - Renovação ou Inclusão C, D, E)


No dia do exame o cabelo deverá estar lavado e seco. Caso não tenha cabelo serão coletados pelos de outras regiões do corpo. Não há necessidade de jejum.




Raio-x


Sem preparo Específico. Mulheres grávidas não devem realizar esse tipo de exame.




Testes do Equilíbrio ou Vestibular


Não há preparo específico.





TRABALHE CONOSCO

 
Venha Trabalhar Conosco
arrow&v
Upload de arquivo

Obrigado pelo envio!